Análise de Livro Didatico
Trabalho apresentado para disciplina: Metodologia do ensino de História
Análise de livro didático: Domingues, Joelza Esther. História em documento: imagem e texto. SP : Ed. FTD, 2013.
.
CURITIBA
2013
O trabalho com livros didáticos é um dos desafios essenciais enfrentados por professores ao lidar com o tênue balanço entre não se situar como “sabe tudo” transmissor de um conhecimento puro e acabado, e cumprir com suas obrigações curriculares contidas em diretrizes-planos nacionais e estaduais da educação.
Ao se pensar o trabalho em sala de aula enquanto interacional percebe-se que tal interação não se dá somente entre aluno e mestre, mas entre toda uma comunidade escolar na qual determinado material didático foi estipulado como o mais apropriado diante de um processo seletivo, que por muitas vezes carrega com si questões relevantes ao mercado editorial juntamente aos interesses propriamente educacionais. Ainda assim o questionamento destas praticas não implica ignorar os conteúdos dos livros didáticos, mas sim buscar a melhor maneira para fazer com que o material didático torne-se eficiente e auxiliador na construção do conhecimento bem como incentivador da curiosidade epistemológica do aluno.
Para melhor, pensar a sua utilização nos cabe pensar em um exemplo empírico, para tal analisaremos o livro: História em documento: imagem e texto de Joelza Esther Domingues. A estrutura do livro nos indica uma concepção de história temática na qual a os movimentos sociais, as grandes guerras e o desenvolvimento da economia capitalista globalizada parecem balizar todo o século XX. Os assuntos de história do Brasil são tratados de forma separada dos de história mundial, que por sua vez utilizam o termo “mundial” de forma bastante livre dado que tópicos de História da África e Ásia não são tratados bem como a importância da América latina é bastante diminuta.
Ademais ao pensarmos um módulo