Análise de documentário
Aluno: Everton C. da Silva
Análise do documentário sobre Hiroshima e o papel do historiador frente às várias visões sobre o acontecimento Histórico.
Partindo do documentário assistindo em sala de aula referente à Segunda guerra mundial em especial o caso da bomba de Hiroshima, no qual, os norte-americanos dizimaram quase uma cidade inteira, sendo demonstrado às duas visões da História, tanto dos norte-americanos, como dos Japoneses, propondo ressaltar o oficio do historiador e as várias interpretações sobre os mesmos acontecimentos históricos.
Pois, no documentário, ora menciona os soldados norte-americanos falando sobre o dia em que jogaram a bomba que destruiu a cidade, e sua visão sobre a guerra e ânsia pelo fim dela. Mas também os soldados afirmam que estava matando pessoas, mais também salvando, pois colocariam um fim na guerra salvando vidas dos dois lados, estando psicologicamente abatidos, traumatizados com as mortes com a guerra trouxe. Por outro lado, é representando como ficou a cidade de Hiroshima depois do lançamento da bomba, mostrando o poder destruidor da arma norte- americana e o desespero dos sobreviventes em meio o caos, com suas casas destruídas, entes queridos mortos carbonizados ou gravemente feridos em meio os destroços que sobraram da cidade.
Com esse documentário, podemos ilustrar o papel do Historiador em meio de gama de fatos a serem analisados, pois o historiador precisa ser neutro, embora a neutralidade total não seja possível. O seu trabalho é mostrar uma visão geral sobre tema, sem demonstrar um posicionamento, como é abordando no documentário, descrevendo tanto a visão dos japoneses, como dos norte-americanos evitando demonstrar seu posicionamento referente ao objeto a ser estudado. O historiador precisa ter isso bem definido, na pesquisa histórica para ter validade o seu trabalho. Quando nos referimos ao acontecimento de Hiroshima o