ANÁLISE DE CUSTOS PARA EMPRESAS DE TRANSORTE RODOVIÁRIO DE CARGA
O artigo que lemos procura mostrar a utilização de custos nos processos de melhorias das empresas. Que buscou analisar as questões para identificar como o sistema de controle pode e deve ser formatado para as empresas do setor.
Mesmo hoje em dia a distância entre o produtor e o consumidor seja grande, esse não é um problema para os negócios.
Segundo Ballou (1995) o transporte para a maioria das indústrias é a atividade logística mais importante. O setor de transporte de carga vem nos últimos anos sofrendo um aumento significativo me termos de competitividade, devido ao grande número de empresas e a concorrência de autônomos, que por apresentarem uma estrutura menor e um nível de serviços mais baixo, oferecem o serviço com um custo mais baixo.
É de suma importância para o transportador que ele conheça bem a sua estrutura de custos para que possam identificar os valores que lhe deem um ganho justo.
O objetivo desse artigo é exatamente mostrar algumas implicações do uso de sistemas de custeio como o auxílio aos processos de melhorias, considerando sua aplicabilidade no processo de tomada de decisões.
Os tradicionais sistemas contábeis de custos e controle gerencial, já não fornecem sinais precisos de eficiência e rentabilidade das transações das empresas. As empresas continuam utilizando sistemas obsoletos, pode se dizer que os computadores automatizaram os sistemas manuais.
As empresas querendo ter sucesso no futuro, precisarão examinar seus sistemas contábeis para que possam saber se eles fornecem sinais relevantes de sua posição competitiva no mercado. Os sistemas não levaram as empresas ao fracasso, tão pouco asseguraram o seu sucesso, porém eles contribuem para o avanço ou retrocesso das empresas.
As consequências de custos errados e sistemas ineficientes não foram tão graves no passado, tendo em vista a demanda elevada. Custos altos e serviços de má qualidade conseguiam ser repassados