apostila gerenciamento de transporte
TRANSPORTE NA CADEIA LOGÍSTICA
1. TRANSPORTES
A palavra “transporte” vem do latim trans (que se movimenta, muda de direção) e portare (carregar), isto é, o movimento de pessoas ou mercadorias de um lugar para outro. O transporte é uma das 3 atividades principais da logística (juntamente da gestão de estoques e do Processamento de pedidos), para muitos é a mais importante delas, tanto, que diversas pessoas ao serem solicitadas a conceituarem logística dão definições inteiramente relativas ao transporte. Tal definição apesar de incompleta quanto a amplitude das funções da logística, é compreensível uma vez que percebemos a importância do transporte de cargas para o desenvolvimento de qualquer tipo de atividade econômica.
Para se comprar uma roupa, por exemplo, o algodão teve que ser levado à fábrica de tecidos. Posteriormente, foi transportado ao local de confecção de roupas, para então estar disponíveis em lojas. E esse mesmo processo ocorreu com praticamente todos os bens que consumimos diariamente, e está cada vez mais ligado com a oferta de serviços que temos em abundancia atualmente. Como se pode perceber o transporte está intimamente ligado às diversas atividades, e sendo assim, torna-se um meio que viabiliza de forma econômica os deslocamentos para satisfação de necessidades pessoais ou coletivas.
O transporte é o principal responsável pela movimentação da cadeia de abastecimento, atuando no fluxo de materiais desde um ponto fornecedor até um ponto consumidor final. Por isso, é o responsável pela grande parcela dos custos logísticos dentro da maioria das empresas e possui participação significativa no PIB em nações mais desenvolvidas. Sua relação com o crescimento de um país é tão significativa que torna-se um indicador de desenvolvimento dos países. Basta comparar, e perceberá que são características de nações em desenvolvimento a produção e o consumo dos bens transformados em áreas geograficamente próximas, o que não