Análise de Conteúdo
PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO – MESTRADO EM EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: Seminário de Pesquisa e Dissertação II
PROFESSOR: Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida
MESTRANDA: Viviane Teresinha Zapelini
ASSUNTO: “Análise de Conteúdo”, artigo de Roque Moraes
DATA: Lages, 26 de março de 2014
Roque Moraes é Professor Assistente Doutor do Programa de Pós-graduação de Educação e do Mestrado em Ensino de Ciências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS – Brasil.
O autor apresenta uma metodologia de análise de dados qualitativos denominada análise de conteúdo, num conjunto de etapas que se dividem em categorização, descrição e interpretação. Apesar de ter sido empregada enfaticamente no enfoque positivista é uma metodologia que vem sendo aprimorada ao longo dos anos atingindo outras possibilidades e perspectivas.
O texto em pauta sintetiza estratégias do uso da metodologia da pesquisa educacional que se constitui em mais que uma simples técnica de análise de dados. A análise de conteúdo é um compilado prático de ação onde se alcança pontos extremos das formas de pesquisa tanto quantitativa como qualitativa sem desprezar o rigor exato dos números e estatísticas e nem as profundas reflexões da subjetividade humana. É um meio flexível com amplo espaço de aplicação que abrange as pesquisas etnográficas, fenomenológicas, bibliográficas, dialéticas entre outras. A metodologia considera todas as formas de comunicação verbais ou não verbais, dependendo da perspicácia do investigador de lapidar esses conteúdos onde a metodologia o levará por caminhos mais precisos de compreensão e de interpretação dos dados, numa investigação dinâmica que pode estar repleta de nuances e significados.
Moraes pontua estas significações possíveis que o leitor /intérprete pode ter de uma determinada leitura: o autor e o leitor podem chegar a um mesmo ponto, o autor e o leitor podem não se encontrar, o autor remete a