Demonstrações contabeis
RELATÓRIO DA FASE DE OBSERVAÇÃO E PESQUISA
PESQUISA
Tema: Demonstrações Contábeis
Conceito das Demonstrações Contábeis.
Demonstrações contábeis são relatórios extraídos da contabilidade após o registro de todos os documentos que fizeram parte do sistema contábil de qualquer empresa em um determinado período. A analise das demonstrações contábeis consiste em uma técnica que realiza a decomposição, comparação e interpretação dos demonstrativos da empresa; tendo por finalidade transformar os dados extraídos das demonstrações em informações úteis que servirá para a tomada de decisões por parte dos contadores, administradores e usuários da empresa.
As demonstrações contábeis deverão obedecer aos critérios e formas expostos na Lei 6404/76, onde estão estabelecidas quais as demonstrações que deverão ser elaboradas pelas empresas, sejam de capital aberto ou não. Sendo que a Lei 6404/76 estabelece que as empresas de capital aberto deverão publicar as suas demonstrações contábeis ao final de cada exercício social, afim de prestar contas para seus sócios e acionistas. A prestação anual de contas é composta pelo relatório da administração, as demonstrações contábeis e as notas explicativas que as acompanham, o parecer dos auditores independentes (caso houver) e o parecer do conselho fiscal (caso existir).
Governo , órgãos reguladores ou autoridades fiscais, por exemplo podem especificamente determinar exigências para atender a seus próprios fins. Essas exigências, no entanto, não devem afetar as Demonstrações Contábeis elaboradas segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo CFC.
Objetivo das Demonstrações Contábeis.
As Demonstrações contábeis objetiva informar à sociedade as condições de seu patrimônio. A legislação societária exige que as sociedades anônimas publiquem suas demonstrações em jornais de grande circulação, já as sociedades constituídas sob outros tipos societários