Análise de conteúdo
análise de conteúdo constitui uma metodologia de pesquisa usada para descrever e interpretar o conteúdo de toda classe de documentos e textos. Essa análise, conduzindo a descrições sistemáticas, qualitativas ou quantitativas, ajuda a reinterpretar as mensagens e a atingir uma compreensão de seus significados num nível que vai além de uma leitura comum. (MORAES, Roque)
*
*“Uma técnica de investigação para a descrição objetiva, sistemática conteúdo manifesto (Berelson, 1952) e quantitativa do da comunicação”
*
*“Um
conjunto de técnicas de análise das comunicações visando obter, por procedimentos, sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) destas mensagens.” Bardin (1977)
*
• Hermenêutica - arte de interpretar textos sagrados • Interpretações de sonhos • Exegese religiosa ( em especial a Bíblia) • Explicação crítica de textos literários • Retórica e a lógica
* análise de conteúdo ganha destaque com Harold Lasswel, teórico da comunicação estadunidense. O autor afirma que toda mensagem produz em cada indivíduo sensações diferentes, Com as seguintes perguntas:
Quem? Diz o que? Em qual canal? Para quem? Com quais efeitos?
*A
*
*A
análise de conteúdo se limita a aspectos linguísticos, e exclui de seu campo de análise itens como: filmes, representações pictórias, comportamentos etc.
PESQUISA
PRÉ-ANÁLISE
EXPLORAÇÃO DO MATERIAL
ANÁLISE DE CONTEÚDO
Esquema de trabalho, formulação de hipóteses e objetivos, indicadores que deverão orientar a interpretação e preparação formal do material.
Ler os documentos e adotar procedimentos de codificação.
Tratamento dos resultados e a interpretação
*
CONFIABILIDADE DOS DADOS Fontes aceitas no meio acadêmico.
VALIDADE EMPÍRICA
INFERÊNCIAS
Podem ser comprovados e testados por fontes independentes