analise de conteudo
Educação Física e Desporto Escolar
TRABALHO VI
HISTÓRIAS DA VIDA, ESTUDO DE CASO E ANÁLISE DE CONTEÚDO
DOCENTE: José Leitão
DISCENTE: António Vieira, 54391; Marisa Figueiredo, 54471; Paula Monteiro,
52108; Ricardo Rodrigues, 54562.
UNIDADE CURRICULAR: Teoria e Metodologia da Investigação
VILA REAL 2014
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Educação Física e Desporto Escolar
A informação recolhida pela comunidade científica pode ser trabalhada de diversas formas. Deste modo, para cada estudo é aplicada a metodologia mais adequada. No presente trabalho vamos descodificar três destes processos, história de vida, estudo de caso e análise de conteúdo.
As histórias de vida inserem-se nas metodologias qualitativas de investigação social. Entendem-se por entrevistas exaustivas com o objetivo de obter percursos de vida (Cortes, 2011 citado em Ramalho).
Por norma, é um processo individual que usa um sujeito para compreender as regras e funcionamentos básicos de um certo grupo social (Tinoca, 2004). Isto é, ajuda a compreender uma quantidade de valores, definições e atitudes do grupo onde o individuo pertence. Para este tipo de narrativa os autores usam como completar, análises documentais como registos médicos e jurídicos, testes psicológicos, entrevistas a familiares e pessoas próximas.
A análise de conteúdo é um instrumento que permite estudar o comportamento humano de forma indireta, através da análise das suas comunicações, que podem ser representadas por audiovisuais (filmes, música, entrevista), imagem/arte (fotografias, grafitis, quadros, edifícios com esculturas) e escrita (documentos, artigos, revistas). Atualmente, a internet oferece uma vasta quantidade de informação a todos os níveis que deve haver um cuidado especial de analisar/investigar todo o conteúdo que em que se pretende
“debruçar” (Gray, 2004).
Para realizar uma Análise de Conteúdo é pertinente organizar uma