Analise de conteudo
PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO IV
ANÁLISE DE CONTEÚDO
Aluna(o): Grazielle dos Santos Diniz
Profº(ª): Flávia Alcântara
BELO HORIZONTE 12 DE SETEMBRO DE 2012.
ANÁLISE DE CONTEÚDO
Curioso pelas mudanças que marcaram nosso Brasil a partir da década de 40 do nosso século, um pesquisador se interroga, por exemplo, sobre a emergência e a evolução do discurso nacionalista.
Afim de melhor compreender essa evolução, põe-se á procura de documentos que lhe permitiam descreve-la, é assim que se encontra logo á frente de uma volumosa documentação que provém de diversas fontes: reportagens, editoriais, discursos, enunciados de políticas governamentais, tudo completado por testemunhos que pode colher quando de entrevistas com homens de negócios, políticos sindicalistas, etc.
Uma primeira organização dessa documentação mostra-se logo necessária, com frequência realizada á medida dos progressos da coleta: as entrevistas são transcritas, o material é descrito em uma lista cronológica dos documentos, acompanhado de notas, sobre a natureza e a fonte de cada um, eventualmente, um breve apanhado de seu conteúdo.
A finalidade é facilitar seu uso, permitir ao pesquisador encontrar-se rapidamente no momento da analise e da interpretação e das suas questões e hipóteses. Questões e hipóteses que , alias , guiaram a escolha dos documentos e orientam também esta primeira organização do material.
Mesmo organizado, o material continua bruto e não permite ainda extrair tendências claras, e ainda menos, chegar a uma conclusão.
Será preciso para isso empreender um estudo minucioso de seu conteúdo, das palavras e frases que o compõem, procurar-lhes o sentido, captar-lhes as intervenções,