Análise de Coliformes
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS BÁSICOS E INSTRUMENTAIS - DEBI
CURSO – ENGENHARIA DE ALIMENTOS
ANALÍSE DE COLIFORMES
Itapetinga – Bahia
AGOSTO - 2011
RESUMO
Os alimentos desde o processo de produção, transporte, armazenamento e distribuição estão sujeitos à contaminação por substâncias tóxicas ou por algum organismo vivo, levando a sua deterioração e, consequentemente, riscos à saúde dos indivíduos. A qualidade e a conservação dos alimentos estão diretamente relacionadas à sua carga microbiana, por isso, as técnicas para as confirmações de microrganismos, chamadas de teste presuntivo e teste confirmativo para coliformes fecais e ou totais, são usados comumente em análises higiênico-sanitárias dos alimentos. O trabalho tem como objetivo detectar coliformes em amostras de leite, e a partir dos resultados encontrados, relatar se este está ou não apropriado para o consumo, seguindo os padrões previstos na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
INTRODUÇÃO
Durante o processo de produção, elaboração, transporte, armazenamento e distribuição, qualquer alimento está sujeito à contaminação por substâncias tóxicas ou por bactérias patogênicas, vírus e parasitos. O leite, devido à sua riqueza nutritiva, constitui um excelente meio de cultura para o desenvolvimento de diversos microrganismos, sendo veículo de transmissão de importantes zoonoses para o homem. A qualidade e a conservação dos alimentos estão diretamente relacionadas à sua carga microbiana. (FORSYTHE, 2002).
Segundo FRANCO (2005), os microrganismos indicadores são grupos ou espécies que, quando presentes em um alimento, podem fornecer informações sobre a ocorrência de contaminação fecal, sobre a provável presença de patógenos ou sobre a deterioração potencial de um alimento, além de poder indicar condições sanitárias inadequadas durante o processamento, produção ou armazenamento.
Os coliformes totais incluem as