Tipologias de Estado
Ciência Política
Tema:
Tipologias de Estado
Problema:
“De que forma a nação influencia o Estado?”
Índice
Introdução…………………………………………………………………………………………...…….3
1. Desenvolvimento:
1.1 Conceitos chave………………………………………………………………………………....4 à 7
1.2 Nação sem Estado………………………………………………………………………….... 8 à 12
1.3 Estado multinacional …………………………………………………………………………...… 13
1.4 Estado – Nação ………………………………………………………………………………….…14
Conclusão ……………………………………………………………………………………………….15
Referências Bibliográficas ………………………………………………………………………….….16
Introdução A nação e o Estado são dois conceitos, indispensáveis para todo o desenvolvimento do nosso trabalho e é com base neles que a nossa problemática se levanta. Abordaremos a nação no seu sentido mais histórico-cultural e não tanto jurídico e no Estado não incidiremos na sua evolução, mas sim na sua definição.
De inicio abordaremos os dois conceitos chave, nação e estado. Segundo Renen uma nação “é a alma, um princípio espiritual (…). É o coroamento de um longo passado de esforços, de sacrifícios e de devoções; ter glórias comuns no passado, uma vontade como no presente, ter feito grandes coisas em conjunto e querer continuar a fazê-las, eis as condições essenciais para ser um povo” , assim sendo, pertencem à mesma nação todos os indivíduos que partilham determinado conjunto de princípios e de valores. A ideia de nação traduz-se essencialmente na conjugação de factores históricos e culturais e também normalmente na partilha de uma língua.
Um Estado é uma “entidade com uma estrutura organizada de poder e acção, desempenhando a função de garantir entre os homens uma coerência ordenada de forma harmoniosa e segura, sobretudo a de manter a paz e a segurança interna”.
Com estas duas sintéticas definições problematizaremos “de que forma a nação influencia o estado?” e tentaremos então ao longo do