ANÁLISE BACTERIOLÓGICA DA ÁGUA – DETECÇÃO DE COLIFORMES

790 palavras 4 páginas
ANÁLISE BACTERIOLÓGICA DA ÁGUA – DETECÇÃO DE COLIFORMES

INTRODUÇÃO TEÓRICA
As águas de abastecimento apresentam o risco de serem poluídas por águas residuais e excretas de origem humana ou animal, podendo conter microrganismos patogênicos, tornando-as um veículo de transmissão de doenças. Por isso, impõe-se a necessidade de exames rotineiros das mesmas, para determinar seu grau de segurança do ponto de vista bacteriológico. Os índices de qualidade sanitários mais utilizados são os Coliformes que atuam como indicadores de poluição fecal, pois ocorrem em grande número na flora intestinal humana e animais homeotérmicos.
As bactérias do grupo coliforme apresentam-se como bacilos aeróbios ou anaeróbios facultativos, Gram negativos, não esporulados, e fermentam a lactose com produção de gás. Inclui os gêneros de bactérias: Escherichia, Enterobacter, Citrobacter e Klebsiella.
"Água potável é definida como aquela adequada ao consumo humano, devendo para tanto atender a características físicas, organolépticas e químicas além da bacteriológica, traduzida pela ausência de coliformes totais e fecais em 100 mL da amostra".
Nestas análises, podem-se empregar as técnicas da Membrana filtrante, Tubos múltiplos ou ainda Kits para testes rápidos.

OBJETIVO
a) Determinação do número mais provável (NMP) de coliformes pela técnica dos tubos múltiplos

MATERIAL
- Amostra de água do Rio 2 (inativar o cloro com tiossulfato de sódio 0,9%)
- Tubos com caldo lactosado, verde brilhante-bile e caldo EC

MÉTODO
É realizado em duas etapas:
-Teste presuntivo
Inoculou-se volumes decrescentes da amostra (10, 1 e 0,1 mL) em tubos contendo caldo lactosado, em 3 séries com 3 tubos cada uma. Incubou-se a 35ºC por 48 horas.
-Teste confirmativo (coliformes totais e fecais)
Transferiram-se as culturas de todos os tubos positivos de caldo lactosado para tubos contendo caldo verde brilhante-bile e para placas contendo EMB. Incubar por 48 horas a 35ºC. Resultados

Relacionados