Gestão Agroindustrial
Em 1987 foi apresentado na assembleia geral da ONU o relatório “Nosso Futuro Comum” da comissão
Brundtland, onde implantou a ideia de desenvolvimento sustentável na “cabeça” das pessoas. Na década de 90 no Brasil, muitas empresas se conscientizaram de que deveriam unir forças para um bem maior, e começaram a tender suas ações em prol da desse tema, partindo desse ponto então um importante marco para o direcionamento da realização da Eco-92 no Rio de Janeiro.
http://pprecisa.blogspot.com.br/2012/07/como-surgiu-o-termo-desenvolvimento.html
Qual a finalidade do desenvolvimento Sustentável?
1. Respeitar e cuidar da comunidade dos seres vivos: é quase que um princípio ético, pois não precisamos e não devemos destruir as outras espécies.
2. Melhorar a qualidade de vida humana: é este o principal objetivo do desenvolvimento sustentável, permitir que as pessoas realizem o seu potencial e vivam com dignidade.
3. Conservar a vitalidade e a diversidade do planeta Terra: pois é nele que vivemos. 4. Assegurar o uso sustentável dos recursos renováveis e minimizar o esgotamento de recursos não renováveis.
5. Permanecer nos limites da capacidade de suporte do planeta Terra: isso deve ser analisado em separado nas diferentes regiões do plante, como, por exemplo, não podemos querer encher as florestas de pessoas morando.
6. Modificar atitudes e práticas pessoais: a sociedade deve promover valores que apóiem a ética, desencorajando aqueles que são incompatíveis com um modo de vida sustentável. Deve-se incentivar disciplinas de direito ambiental desde a préescola.
7. Permitir que as comunidades cuidem de seu próprio meio ambiente: as comunidades e grupos locais tendem a expressarem as suas preocupações e acharem soluções mais rápidas se estiverem vivenciando o problema.
8. Gerar uma estrutura nacional para a integração de desenvolvimento e conservação: toda sociedade precisa de leis e de estrutura para