Análise de Circuitos
Forma construtiva e funcionamento
FET é o acrônimo em inglês de Field Effect Transistor, Transistor de Efeito de Campo, que, como o próprio nome diz, funciona através do efeito de um campo elétrico na junção. Este tipo de transitor tem muitas aplicações na área de amplificadores (operando na area linear), em chaves (operando fora da area linear) ou em controle de corrente sobre uma carga. Os FETs têm como principal caracteristica uma elevada impedância de entrada o que permite seu uso como adaptador de impedâncias podendo substituir transformadores em determinadas situações,além disso são usados para amplificarfrequências altas com ganho superior ao dos transistores bipolares.
Polarização
Um FET para uso geral apresenta três terminais: porta (gate), fonte (source) e dreno (drain),que permitem seis formas de polarização,sendo três as mais usadas: fonte comum (fonte ligado à entrada e saída simultaneamente), porta comum (porta ligada à entrada e saida simultaneamente) e dreno comum (dreno ligado à entrada e saida simultaneamente).
Comparação com os transistores bipolares
Os FETs possuem algumas vantagens com relação aos transistores bipolares como: impedância de entrada elevadíssima; relativamente imune à radiação; produz menos ruído e possui melhor estabilidade térmica. No entanto, apresentam algumas desvantagens como: banda de ganho relativamente pequena e maior risco de dano quando manuseado.
Estudo do Jfet
A junção porta transistor de efeito de campo ( JFET ou JUGFET ) é o tipo mais simples de efeito de campo transistor . Ele pode ser usado como um electronicamente controlado por interruptor ou como uma tensão controlada resistência . carga eléctrica flui através de um canal entre o semicondutor "fonte" e "drenagem" terminais. Através da aplicação de uma polarização reversa tensão para uma "porta" do terminal, o canal é "comprimido", de modo que a corrente eléctrica é impedido ou completamente desligado.