Análise de cenários
ANÁLISE DE CENÁRIOS
( Fábio Barreto, Marx Engels, Renato Caffé )
ABRIL 2010
Introdução
Num ambiente de constantes transformações econômicas e políticas e com o constante avanço tecnológico, as empresas devem ser ágeis para enfrentar os desafios e a concorrência para aproveitar as oportunidades que surgem no mercado.
Dentro desse contexto, surge a necessidade de instrumentos que auxiliam o tomador de decisão, sendo a análise de cenário um importante meio de avaliar os riscos e antecipar os momentos-chave de mudança, possibilitando ao administrador tomar uma decisão no presente considerando a visão de longo prazo de sua empresa.
OLIVEIRA ressalta que a organização pode utilizar a técnica de cenário para estabelecer a situação futura da organização e a situação projetiva e prospectiva do diagnóstico estratégico realizado, o autor (2001:125-126) ressalta ainda que a elaboração de cenários estratégicos é a culminação de um processo que deve envolver todos os executivos-chave da organização que normalmente são envolvidos no planejamento estratégico. O planejamento dos cenários pode ter como fundamentação o pensamento estratégico com a idealização de situações futuras possíveis; o estabelecimento de base de dados socioeconômicos e de infra-estrutura; uma abordagem sistemática e multidisciplinar; e uma metodologia estruturada especialmente desenvolvida.
Os cenários segundo BETHLEM (1999:31-34) são textos escritos nos quais se apresentam seqüências hipotéticas de situações complexas, construídas com o propósito de concentrar a atenção nos processos casuais e pontos de decisão e facilitar a decisão na situação de incerteza e ignorância parcial em que se encontram os tomadores de decisão.
VASCONCELLOS FILHO em seu modelo considera que as técnicas de construção de cenários são particularmente adequadas para os seguintes questionamentos: quais os pontos fortes e fracos que podem ser