Análise de cenários
Especialização em Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações
Levantamento e análise de conteúdos e conceitos sobre cenários e seus impactos para o homem. Projeto individual realizado para a disciplina “Mudanças no cenário econômico e impacto no comportamento humano nas organizações”.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
2013
A Análise de cenários é uma ferramenta de extrema importância para mediar tomadas de decisão. Esta ferramenta permite tentar descrever o futuro baseando-se nas tendências e probabilidades de acontecimentos. Resumidamente, para realizar a tentativa de descrever o futuro, é necessário determinar, da maneira mais específica possível, o cenário a ser analisado. É preciso considerar todas as variáveis presentes: indivíduos, objetos, tempo, estímulos, tendências, probabilidades, etc..., e neste sentido considerar todas forças motrizes que, de alguma forma, estabelecem ligação ou exercem influência nesse cenário e em suas variáveis. Por fim, analisa-se a possibilidade de cada projeção de acontecimentos futuros. A partir do resultado obtido, cria-se planos de ação, para o caso da projeção futura vir a ocorrer ou não, de maneira integral ou parcial.
A Análise de cenários permite analisar as perspectivas de futuro em inúmeras ocasiões, segmentos, departamentos ou realidades distintas. Mas hoje, conforme afirma Itamar Pacheco da Silva, autor do artigo “Análise de Cenário: teoria e aplicação para bancos de varejo no mercado brasileiro”, essa ferramenta é utilizada principalmente por organizações, devido ao fato de estarem inseridas em um contexto onde o avanço tecnológico é constante e ágil, a economia e a competitividade se transformam continuamente, então é preciso, cada vez mais, tomar decisões ágeis e precisas. Neste contexto, errar, não estar preparado para um determinado acontecimento, não antecipar-se a