Resumo cpc 16
Pronunciamento técnico CPC 16
O pronunciamento exige que os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável liquido, dos dois o menor. Os estoques podem ser registrados em outras contas do ativo. O pronunciamento especifica a divulgação a ser dada aos estoques existentes, as baixas, as reduções ao valor realizável liquido e suas reversões e a outras situações.
São representados por: Itens que fisicamente estão sob a guarda da empresa, excluindo aqueles que são propriedade de terceiro, seja por terem recebido por consignação, seja para beneficiamento ou armazenagem por qualquer outro motivo;
Itens adquiridos pela empresa, mas que estão em transito, a caminho da sociedade na data do Balanço,
Itens da empresa que foram remetidos para terceiros em consignação
Itens de propriedade da empresa que permanece em poder de terceiro para armazenagem, beneficiamento e embarque, etc.
Não deverão ser incluídas nos estoques as compras cujo transporte seja de responsabilidade do vendedor (FOB), nem as mercadorias recebidas de terceiro (quando a empresa e consignatária ou depositária), nem os materiais comprado, mas sujeitos a aprovação, só se dará a integração aos estoques após a aprovação. Itens que tem algumas características de despesas antecipada, como peças, materiais de manutenção e ferramentas de pouca duração são incluídos no estoque.
Peças de reposição de equipamentos serão contabilizadas como adição ao Imobilizado em operação.
Algumas entidades adotam um formato para a demonstração de resultados que resulta na divulgação de valores que não sejam os custos dos estoques reconhecidos como despesa durante o período.
Mª Isabel Gomes dos Santos 2º