Análise de caso Casas Bahia
Case Casas Bahia
Master em Comunicação Corporativa
Gestão de Marketing
Michele Rodrigues
RA 2058
1. Análise interna
a. Histórico
A Casas Bahia tem mais de 60 anos de história. Iniciada por Samuel Klein, que vendia artigos de cama, mesa e banho de porta em porta em São Caetano do Sul, foi batizada para homenagear os principais clientes de seu criador, de origem baiana que migraram afim de buscar melhores oportunidades de trabalho na região.
Hoje a Casas Bahia está presente em 17 estados do Brasil, incluindo Distrito Federal.
Fatos relevantes na história da empresa:
1952 – Início do que seria a rede de varejo mais lembrada do Brasil. O modelo do negócio já era bastante parecido com o que temos hoje: o cliente pagava o dobro do valor, em até oito prestações e tinha um cartão com seus dados e o produto que havia adquirido.
1957- A primeira loja física é criada, no centro de São Caetano do Sul.
1970 – A Casas Bahia adquire o controle acionário de um financeira (Intervest) para financiar a compra a prazo dos clientes da rede.
2004 – Parceria com banco Bradesco, que se tornou responsável por parte do financiamento do varejista, que até então era quase que completamente realizado com recursos próprios.
Pouco tempo depois, o banco passou a vender produtos financeiros para os clientes da rede, além de passarem a receber contas para pagamento do banco.
2009 – A rede decide fechar suas lojas no estado do Rio Grande do Sul. A primeira havia sido aberta em 2005, mas por conta de alguns fatores como autos de infração fiscal e resistência local a rede, o varejista opta por encerrar as atividades no estado (28 lojas). Também em 2009, a rede entra no mundo online, após alguma resistência, e lança o e-commerce da marca.
2010 – O Grupo Pão de Açúcar fecha a fusão anunciada no ano anterior, passando a formar a
Nova Casas Bahia. No mesmo ano, a família Klein decide iniciar sua saída definitiva da rede, colocando a