Análise das relações de amizade Pan-americana no filme "Você já foi a Bahia?"
Ao partirmos para uma análise do discurso de uma amizade entre as Américas, utilizaremos o filme da Walt Disney: “Você já foi a Bahia?” e um capítulo do livro “Tio Sam imagina um remédio para a dor de cabeça chamada América latina” do Gerson Moura.
O filme da Walt Disney conta a história do aniversário do pato Donald onde ele recebe um presente que o destinatário é a América Latina, onde dentro da caixa aparece dois grandes paises da América Latina: Brasil e México, onde respectivamente Zé Carioca e Panchito, representam seus paises.
Um outro fato que devemos deixar claro é o fato de não ser a primeira vez que Zé Carioca aparece num Filme da Walt Disney, em 1943 no filme “Alô amigos –Saludos amigos” o excêntrico papagaio servia de cicerone para o pato dos EUA, e em “tempo de melodias – Melody time - 1948”, da mesma forma que não foi a primeira vez que o Pato Donald veio ao Brasil.
Outro detalhe importantíssimo que devemos ver é que o Filme “Você já foi a Bahia?” Conta com o apoio musical de Ary Barroso que concedeu ao próprio musico o diploma da Academia de Ciências e Arte Cinematográfica de Hollywood.
No EUA o filme foi lançado com o nome de “The three caballeros”, ao analisarmos um pedaço de uma das músicas que fazem parte da trilha sonora percebemos essa idéia: “Não importa a situação/ Estamos sempre juntos/ É de irmão pra irmão/ Somos um pelo outro/ Os Três Caballeros/Pra sempre seremos...” com essa letra percebemos a tentativa de mostrar uma homogeneidade desses paises americanos, o conveniente é a idéia de igualdade, como se verdadeiramente tivéssemos as mesmas condições.
Com esses dados iniciais podemos perceber, com a ajuda de Gerson Moura em “Tio Sam imagina um remédio para a dor de cabeça chamada América Latina”, a indústria do cinema como parte das políticas adotadas pelos norte-americanos no pós 2ª Guerra,