Análise da água de vilhena
CAMPUS VILHENA
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO AMBIENTAL
ANÁLISE DA QUALIDADE E DA DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA EM VILHENA/RO
ANA PAULA BERNARDES ABREU
Vilhena/RO
2012
ANÁLISE DA QUALIDADE E DA DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA EM VILHENA/RO
Análise desenvolvida com a finalidade de avaliação parcial na disciplina “Gestão, Recuperação e Licenciamento de Recursos hídricos”, ministrada pelo professor Dr. Vicente de Paulo Santos de Oliveira, no IFRO – Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Vilhena.
Vilhena/RO
2012
1. Caracterização da cidade
A cidade de Vilhena está localizada no Estado de Rondônia, pertencente à região Norte do Brasil. Em 2011, segundo o IBGE, o município possuía um total de 77.937 habitantes.
Vilhena encontra-se na região sul-leste do Estado, em uma área de baixo planalto, com leve inclinação em direção aos cursos d’água. Está a uma latitude de 12º44'26" sul e a uma longitude 60º08'45" oeste, sendo que sua altitude é de 612 metros. A extensão de seu território é de 11.519 km², o que representa 4,8% do estado.
O clima classifica-se como equatorial, quente e úmido. O período de chuvas é de setembro a maio. A temperatura média anual é de aproximadamente 23°C. As precipitações pluviométricas anuais variam de 1.800 a 2.400 mm. A altitude elevada proporciona ventos constantes que mantém a sensação térmica baixa, proporcionado à cidade o título de cidade clima da Amazônia.
Seu solo é classificado com lato-solo vermelho/amarelo(LVA), com areia distrófica. Possui umA grande parte coberta por densa floresta equatorial, de mata de terra firme com grandes árvores. Além das florestas, parte da vegetação é composta por cerrados e campos limpos.
Na cidade, está localizada a Chapada do Parecis, um dos mais importantes centros dispersores de água do estado, de onde nascem os rios Iquê, Roosevelt, Barão do Melgaço, Pimenta Bueno - Apediá, Vermelho, Ávila,