Meio ambiente
7..
7
LEVANTAMENTO E AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
7..1..
71
METODOLOGIA DE IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO
A análise dos impactos ambientais decorrentes da implantação da Ferrovia 354 foi fundamentada em metodologia específica e de domínio usual, buscando-se identificar, qualificar e quantificar, quando passíveis de mensuração, os impact os a serem gerados nas fases de projeto, implantação e operação da ferrovia nas Áreas de
Influência do empreendimento.
A estruturação dessa metodologia desenvolveu-se a partir da análise integrada sobre os compartimentos ambientais considerando-se três etapas, a saber:
Etapa 1 – Identificação das ações geradoras de impactos ambientais e correlação entre cada uma das atividades previstas com os respectivos aspectos ambientais.
Etapa 2 – Identificação, Caracterização e Avaliação dos possíveis impactos ambientais. Etapa 3 – Proposição de medidas e elaboração da Matriz de avaliação de impactos. A primeira etapa consistiu na identificação das ações potencialmente causadoras de prejuízos aos recursos naturais, tanto físicos e bióticos quanto socioeconômicos. Estas ações guardam estreita correspondência com as atividades de implantação e operação da ferrovia, e são variáveis dependentes, uma vez que se vinculam à natureza e ao porte dos mesmos.
Uma vez definidos os fatores geradores, a avaliação de cada atividade foi feita considerando critérios como magnitude, abrangência, temporalidade e reversibilidade.
A partir daí foi elaborada a matriz de identificação de impactos, que discrimina as ações correspondentes, correlacionando-os aos principais componentes ambientais suscetíveis aos
efeitos
dos
empreendimentos,
com
base
em
reuniões
multidisciplinares com os especialistas das diversas áreas da engenharia e do meio ambiente, envolvidos efetivamente neste estudo.
Dessa forma, a matriz de identificação de impactos tem como estruturação básica os componentes dos