A afetividade na sala de aula: um professor inesquecível
Titulo: A afetividade na sala de aula: Um professor inesquecível.
Autor(es): Sérgio Antônio da Silva Leite Ariane Roberta Tagliaferro
Objetivos do estudo: Analisar as dimensões afetivas identificadas nas praticas pedagógicas desenvolvidas por professores em sala de aula. E a possível afetiva das mesmas, que visa a relação entre seus ex-alunos e o conteúdo da disciplina que era ministrada.
Método de pesquisa utilizado: Optou-se pelo uso da historia oral para a coleta de dados.Fazendo assim que a pesquisa seja uma pesquisa qualitativa.Foi feita uma entrevista (individual) com os alunos por meio de carta.
Participantes: Os participantes da pesquisa foram escolhidos pelo fato de terem sido alunos do Professor M e de atribuírem a este um grau de importância considerável em suas vidas.
Instrumentos Utilizados: Foram utilizados dois instrumentos de cada participantes da pesquisa: Carta com relato da historia de vida e um roteiro para pesquisa elaborado exclusivamente para esta pesquisa.
Principais Resultados: O principal resultado da pesquisa foi que professor influenciou na vida desses estudantes, e que contribuiu de fato na vida dos mesmos, fazendo gostarem de leitura, redação e sendo também um exemplo de profissional e pessoa.Foi percebido também que as praticas pedagógicas que se constituem a parti da relação professor-aluno promovem a construção do conhecimento e acarretou em profundas mudanças afetivas positivas nos indivíduos. Podemos interpretar também que a ação do professor M foi muito alem dos objetivos educacionais previstos pela escola.Podemos interpretar também que o Professor M deixou marcas não apenas nos participantes da pesquisa mais em todos os jovens daquela geração foram seus alunos. O estudo também trata da importância da escrita e da leitura, já que o professor utilizava uma técnica de correção bem diferenciada das que os professores normalmente utilizam, ele utilizava uma técnica de um