Análise da necessidade de preparação pedagógica de professores de cursos de licenciatura para a inclusão de alunos com necessidades educacionais.
Os professores estão preparados para assumir a responsabilidade de incluir estudantes com necessidades educacionais especiais nos diferentes níveis de ensino? Este é o questionamento que a autora do artigo pretende responder através da pesquisa realizada com docentes dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina e, também identificar, se estes docentes compreendem a necessidade da preparação pedagógica dos alunos das licenciaturas, no que se refere a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ambiente escolar e, de que forma esse ingresso deve acontecer.
A autora afirma que a maior parte dos docentes que atuam nos diferentes níveis de ensino, encontram-se despreparados para assumir a tarefa da inclusão. Com relação a coleta de dados, a pesquisa mostrou que 84% dos professores dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina haviam respondido que não estavam aptos para incluir os alunos com necessidades educacionais especiais. Embora os dados estatísticos revelem o despreparo dos professores, é animador a constatação de que 63% dos professores demonstraram interesse em participar de programas de formação para melhorar o seu desempenho no item questionado e, sugeriram outros tantos ítens, que podem ser trabalhados para melhorar o desempenho, bem como os procedimentos a serem utilizados.
A justificativa para o desajuste entre as práticas docentes universitárias e a exigência das práticas educativas no contexto atual, é o despreparo destes professores, encarregados pela formação pedagógica dos novos professores e de ministrar a formação continuada, para realizarem esta capacitação, visto que a trajetória da sua formação pedagógica, não apontava o caminho da inclusão, da reflexão sobre os fazeres pedagógicos, conforme