Análise da Germinação de Sementes de Alface
ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
CET 138 – TOXICOLOGIA AMBIENTAL
ANÁLISE DA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE ALFACE E
CRESCIMENTO DAS RAÍZES
Crislane Ribeiro de Amorim
Sheyla Mayara Feitosa Lisbôa
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Alessandra Valentim
2013.1 Cruz das Almas, 2013.
Crislane Ribeiro De Amorim
Sheyla Mayara Feitosa Lisbôa
ANÁLISE DA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE ALFACE E CRESCIMENTO DAS RAÍZES
Trabalho apresentado à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, como parte das exigências da disciplina Toxicologia Ambiental (CET ).
Professora: Alessandra Valentim
2013.1
Cruz das Almas, 2013
Sumário
1. INTRODUÇÃO
A agricultura no Brasil é muito representativa, e têm se expandido ao longo dos anos, em distintas épocas culturas diferentes vêm sendo cultivadas e ganhando a mesa do consumidor, que busca por um alimento saudável, no entanto, existem muitas práticas que podem tornar um alimento impróprio para o consumo.
Em relação ao mecanismo das plantas conhecemos que competem por luz, água e nutrientes, ou seja, uma concorrência entre as espécies que vivem em comunidade. Essa concorrência contribui para a sobrevivência das espécies no ecossistema, e algumas desenvolvem mecanismos de defesa que se baseiam na síntese de determinados metabólitos secundários, liberados no ambiente e que irão interferir em alguma etapa do ciclo de vida de outra planta (SAMPIETRO apud ALVES, 2004).
O processo pelo qual o produto do metabolismo secundário de um determinado vegetal é liberado, impedindo a germinação e o desenvolvimento de outras plantas relativamente próximas é chamado aleopatia (Soares apud ALVES, 2004).
Geralmente os efeitos alelopáticos são provocados por substâncias que pertencem a diferentes categorias de compostos secundários. Algumas espécies apresentam certa resistência ou tolerância aos metabólitos secundários, existindo