estatistica
Estatística de Rotatividade de Pessoal
Novo Hamburgo, 17 de junho de 2013.
Dados de Identificação
Atividade Acadêmica: Raciocínio Lógico e Métodos Quantitativos
Professora: Patricia Sorgatto Kuyven
Tutora: Juliane Silveira Freire da Silva
Introdução
A administração de Recursos Humanos envolve ferramentas que permite às organizações, entre outras atividades, atraírem, manterem e desenvolverem talentos humanos.
Na medida em que as mudanças ocorrem as organizações precisam alinhar-se as suas perspectivas estratégicas, de forma clara, o que demanda equipes com comprometimento e participação.
Com isso torna-se fundamental para qualquer organização uma administração voltada para gestão de pessoas.
Quando se prioriza a gestão estratégica, as pessoas e os recursos financeiros, materiais e mercadológicos são alocada de forma coerente para se alcançar os objetivos.(Maximiano, 2004).
É na análise da gestão estratégica que a empresa Mercadão Ltda percebeu uma de suas grandes dificuldades na gestão de pessoas, o alto índice de rotatividade. Esse é um fator que compromete o desenvolvimento organizacional para ultrapassar essa barreira, iniciou-se um estudo com o objetivo de reduzir a rotatividade e buscar candidatos que mais se adequassem ao perfil da empresa.
População de Estudo
A população de estudos desta empresa foram as fichas de registros de empregados que foram admitidos e demitidos entre 2011 e 2012.
A empresa está situada em São Leopoldo – RS.
Amostra
O banco de dados foi realizado através das informações de registros de empregados. Os responsáveis pelos dados foram os funcionários do setor de Recursos Humanos, o período da pesquisa abrange o período de 2011 a 2012.
Variáveis
Utilizamos 09 variáveis, conforme o setor de Recursos Humanos, trouxeram informações precisas para a realização desta pesquisa.
As