Análise da antecipação do goleiro em cobranças de pênaltis
Disciplina: Metodologia do trabalho cientifico
Professor: Eduardo Melo
Nome: Felipe Cardoso Inácio
RESUMO DE UM ARTIGO CIENTIFICO
Fortaleza
2014
Fonte: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/10n1/08MWW.pdf Análise da antecipação do goleiro em cobranças de pênaltis
Resumo
O pênalti pode ser a forma de uma partida ser decididos por conta disso vários pesquisadores tenta explicar como os goleiros fazem para tentar defender as cobranças. O objetivo desse trabalho foi fazer a análise da antecipação dos goleiros nas cobranças. A forma de analisar as cobranças será feita por vídeos de vários campeonatos nacionais e internacionais de futebol profissional.
No presente trabalho foi analisada a movimentação de 18 goleiros, de 110 cobranças gravadas por televisão. Duas formas de analises: Uma se caracteriza pelo deslocamento do atleta à frente na forma de saltos ou passos (FDF). A outra forma foi da execução do salto para um dos lados do gol (FS). Pode-se constatar que das 110 cobranças realizadas, 98 cobranças (89,1%) apresentaram alguma forma de antecipação de defesa por parte dos goleiros, enquanto que apenas 12 cobranças (10,9%) não apresentaram tal procedimento, e foram convertidas em gol. No trabalho foi verificado que todas foram realizadas também a partir da antecipação das formas FS e FDF/FS, permitindo confirmar a eficiência da antecipação sob a forma de salto para a realização de defesas.
Com isto conclui-se deste trabalho que os goleiros apresentaram preferência em antecipar-se às cobranças e que a antecipação da FS para um dos lados do gol se demonstrou ser uma forma mais indicada para aumentarem as chances de defesa.