Análise crítica
Essa questão é muito relativa, pois há alunos que mesmo tendo um professor presente, motivado e participante, acabam desistindo de um curso presencial ou on line, ou ao contrário, mesmo tendo um professor tradicionalista, meio distante e pouco participante, conseguem levar até o final seu curso.
É claro que ter um professor realmente interessado em dividir conhecimentos, cheio de entusiasmo e que ama educar, nos motiva cada dia mais a continuar estudando e se aperfeiçoando, mas isso não justifica colocar a culpa do fracasso de um curso, toda nas costas do tutor.
E para evitar possíveis “culpas” cada profissional deve refletir sobre suas ações, repensar sempre sua formação e constante atualização, principalmente nas competências específicas do ensino online.
Falando de minha experiência como discente, já tive professores meio carrascos, que já davam aulas para os que sabiam, porém não desisti do curso, pois o fracasso seria só meu, e aquele docente continuaria lecionando daquela forma.
Com relação a ser docente, posso dizer que sou bastante dinâmica e entusiasmada, porém tenho muitas desistências em meus cursos, inclusive por motivos alheios a mim, como o caso de uma aluna que desistiu do curso, pois seu avô está doente em outro estado e a família está esperando pelo pior, dessa forma ela vai esperar em