Projeto de intervenção
Projeto Sabor de Vida
O público-alvo do referido projeto são gestantes e mães de crianças participantes do programa bolsa família (PBF), um programa de transferência de renda destinado a famílias de baixa renda e tendo como uma de suas condicionalidades o acompanhamento a saúde, entre muitas outras.
Este projeto busca auxiliar as mesmas no cumprimento de tal condicionalidade, de forma a garantir sua permanência no programa e melhorar sua condição de saúde, uma vês que para o SUAS, o descumprimento de condicionalidades pode ser um indicativo de violação de direitos vivenciados pela família.
O projeto Sabor de Vida busca auxiliar estes beneficiários (gestantes e mães) a proporcionar a suas famílias uma alimentação mais saudável, dentro de suas possibilidades, utilizando o método de aproveitamento de alimentos, higienização dos mesmos bem como a escolha do produto certo.
O desafio é tornar a alimentação de famílias de baixa renda que se encontram na linha da pobreza, uma alimentação saudável, nutritiva de forma a não comprometer o orçamento familiar, utilizando alimentos que já compõem a rotina alimentar da mesma e introduzindo alimentos de baixo custo, mas que possuem alto valor nutritivo.
Sabe-se que com uma boa alimentação pode-se auxiliar de forma direta na diminuição de doenças e enfermidades que acomete as famílias, aumentar o rendimento escolar e proporcionar melhor qualidade de vida as famílias, entre outros benefícios que uma boa alimentação pode trazer a seus praticantes.
Justificativa
Sabe-se que a alimentação das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, e que sua condição financeira se encontra limitada a outras necessidades não possui uma alimentação adequada, podendo os mesmos dispor apenas do básico para sobreviverem.
Devido a este fato é visível o crescente numero de famílias que se encontram em situação de