Análise crítica do livro "a luta pelo direito"
A LUTA PELO DIREITO
INTRODUÇÃO Com a finalidade de ampliarmos nossos conhecimentos na área do direito, fizemos um estudo da obra literária “A luta pelo Direito”, cujo teor revela de forma contundente, o pensamento do autor com relação ao modo pelo qual o direito deve ser preservado e, até mesmo, conquistado, a luta. A abdicação dessa atitude sustenta Ihering tem como consequência inconquistável a falência do direito. Sempre fundamentado nesse princípio, o autor objetiva em toda a sua obra mostrar que a sua tese não é puramente teoria jurídica, mas uma tese de moral prática, que desperte nos leitores uma disposição moral: manifestação corajosa e firme do sentimento jurídico que constitui a força suprema do direito. Este livro tem especial importância para o estudo do direito. Primeiro porque o autor, Rudolf Von Ihering, foi um renomado jurista alemão, estudioso das leis. Em segundo, porque a sua obra tem se perpetuado desde o século XIX, sendo referenciada por vários acadêmicos, e tendo influenciado diversos autores em todo mundo ocidental.
DESENVOLVIMENTO
Com o objetivo de melhor analisar a obra de Ihering, realizamos uma leitura atenta de seu livro: IHERING, Rudolf Von. A luta pelo Direito. Tradução de João de Vasconcelos. São Paulo: Editora Martin Claret, 2009. 100p. Anotamos cada ponto encontrado que julgamos de especial importância, e para cada apontamento, fizemos uma análise crítica. A idéia Central do livro já é lançada logo nas primeiras páginas:
"a Justiça sustenta numa das mãos a balança com que pesa o direito, enquanto na outra segura a espada por meio da qual o defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada, a impotência do direito".
Neste ponto, Ihering faz uma análise da estátua que representa a Justiça, aproveitando para explanar em seu pensamento o quanto é importante a “espada” na busca pelo direito. Segundo