ANÁLISE CRÍTICA DO FILME: VIDA DE INSETO
Discentes:
##############
Salvador
2013
INTRODUÇÃO
O filme Vida de Inseto é uma produção dos estúdios Walt Disney/Pixar, lançado em 1998. Relata a vida de um formigueiro oprimido por uma gangue de gafanhotos que se aproveitam da força de trabalho e da ingenuidade das formigas para conseguirem o alimento que os abastecerá durante o inverno. É um desenho muito bem construído que se utiliza da música e da cor com muita propriedade para emocionar e motivar o espectador. A trama circula em torno de três grupos: o formigueiro, os gafanhotos e uma equipe de artistas de circo.
Dentre os personagens se destacam: a Flik, uma formiga altruísta, inventora e criativa que não se deixa submeter aos paradigmas criados por uma ideologia de dominação; a Atta, sucessora do trono real que terá, ao longo da história, que encontrar seu caminho, lidar com seu desejo e criar seu próprio estilo de liderança; a Dot, irmã caçula de Atta identifica-se com Flik e em sua infância e espontaneidade revela características de uma nova geração no formigueiro; e Hopper, chefe de uma gangue de gafanhotos que oprime e domina o formigueiro que reproduz valores que mantêm uma divisão social do trabalho, com efeitos e produção de sintomas, que vão desde a submissão servil até a desvalorização do potencial real pessoal e de trabalho na vida do formigueiro.
Neste cenário produzimos algumas reflexões a partir dos conceitos de negociação e nos debruçamos na tentativa de compreender a partir das relações de poder estabelecidas na história, que mecanismos se sobressaem na tentativa de resolver os conflitos que são desenvolvidos entre eles.
OBJETIVO
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise crítica do filme “Vida de Inseto”, analisando os principais pontos da trama a partir das estratégias de negociação que são utilizadas pelos seus atores. Compartilhamos do conceito