Esteganografia
A palavra “esteganografia” deriva do grego, onde estegano significa “esconder ou mascarar” e grafia significa “escrita”. Sendo assim, podemos dizer que esteganografia significa “escrita escondida”. É a técnica de esconder informações, tornando-as ocultas, dentro de outra informação.
O objetivo da técnica de esteganografia é fazer com que os dados ocultos não sejam percebidos por terceiros, caso a mensagem seja interceptada. Somente o destinatário final da mensagem sabe que ali tem uma informação oculta, assim como a maneira de extraí-la.
A esteganografia é um técnica já conhecida há milhares de anos, com algumas técnicas empregadas na Grécia antiga. Um dos métodos era utilizado pelo general Histiaeus, que raspava o cabelo de seus escravos e tatuava uma mensagem em sua cabeça. Assim que o cabelo estivesse grande o suficiente para camuflar a mensagem, o escravo era enviado ao destinatário para que a mensagem pudesse ser lida então.
Outra técnica utilizada na Grécia antiga era chamada de astrogal, atribuída ao grego Enéas, o Tático. A técnica uma madeira composta por vários furos, onde cada um representava uma letra do alfabeto. Um barbante então era passado entre os furos, formando assim a mensagem final. O destinatário deveria acompanhar as ligações para que a mensagem pudesse ir se formando e assim decodificada ao final.
O termo esteganografia ficou conhecido mesmo no século XV, após o monge Johannes Trithemius publicar o livro Steganographia, que foi escrito em três volumes. O livro falava sobre esteganografia e criptografia, detalhando várias maneiras sobre como enviar mensagens sem que elas fossem percebidas.
Hoje em dia, a esteganografia é em grande maioria digital, e é frequentemente utilizada. Meios digitais como imagens, áudio e a Internet, estão sendo utilizados para ocultas mensagens secretas.
Apenas para ficar claro, pois existem pessoas que se confundem com os termos, esteganografia e criptografia são coisas diferentes. A