ANÁLISE CRÍTICA DO FILME: DE CORAÇÃO PARTIDO
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – FHS
CURSO: SERVIÇO SOCIAL – 5º P.
DISCIPLINA: OFICINA DE SUPRVISÃO ACADÊMICA PROFª: FATIMA MARTINS
ALUNO: Wagner Belisario de Andrade
ANÁLISE DO FILME: DE CORAÇÃO PARTIDO
Governador Valadares
Junho/ 2013
ANÁLISE DO FILME: DE CORAÇÃO PARTIDO
O filme fala sobre a história de duas famílias: Os Porters são os humildes, e os Compbell os privilegiados. Os Porters tem muitas dificuldades ( são desestruturados ), o marido foi preso ,tem problemas com alcoolismo , e é violento. A mulher é uma boa pessoa e se emociona ao rever o marido solto após 7 anos de prisão e conta a ele, que eles tiveram um filho, e ela entregou o menino para adoção, onde o mesmo foi adotado pelos Compbell , eles tem uma boa situação financeira, são estruturados , e cuidam muito bem do menino como se fosse seu filho biológico.
Os Porters resolvem procurar o filho, uma vez que a assinatura na procuração por parte do pai foi falsificada, neste caso o juiz pede a anulação. Sabe-se que a adoção prevista no ECA é a forma mais definitiva e completa de colocação em família substituta e tem como finalidade a proteção à criança e ao adolescente. Por intermédio dela se forma uma nova família, visto que, quem adota confere a criança e/ou adolescente o status de filho, com todas as conseqüências jurídicas e psico-sociais que tal situação requer.
Dessa forma, a justiça tem como fonte primária à Lei. Porém compreende que o seu campo de atuação não se limita unicamente ao direito neste caso, pois requer uma intervenção do Serviço Social, para auxiliar nos encaminhamentos da questão enfrentada. Durante a realização de visita domiciliar na casa dos Porters, a Assistente Social vai verificar também as condições de moradia, higiene e os vínculos afetivos e familiares dos pais biológicos, critérios esses de fundamental importância para o desenvolvimento sadio e o bem -