Financiamento ou consórcio são opções iguais?
Não, são opções diferentes, no consórcio existe uma chance de ser sorteado logo no início e o risco de ser sorteado somente no final do prazo de duração do consórcio. Duram em média entre 36 a 60 meses, este pode ser o tempo que terá que esperar pelo seu carro. Por este motivo é recomendado para quem não tem pressa, ou que já tenha um carro e planeja uma troca. No consórcio o consumidor pode se programar, começar pagar as prestações e , quando for contemplado, trocar o veículo. Porém o grande apelo do consórcio é de que não são cobrados juros, mas é preciso ficar atento às taxas de administração cobradas.
No financiamento, a análise é relativamente fácil, segundo a Anefac (associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), a taxa média mensal cobrada nos financiamentos de veículos está em torno de 3%%, mas ela pode ser menor.
Ela depende da entrada, quanto maior for menor será a taxa de juros.
Ou seja, se você der uma entrada de 50% do valor do veículo, você poderá conseguir taxas mais baixas.
Qual das duas opções é melhor?
Vai depender do consumidor, do que ele precisa no momento, se pode esperar pelo carro ou se precisa adquiri-lo de imediato, avaliar suas possibilidades e também sua realidade, o valor que pode pagar todo mês, se tem uma reserva financeira para dar de entrada no financiamento ou como lance no consórcio.
Faça uma pesquisa de orçamento em bancos, verifique taxas, juros, pois ao final o montante às vezes é o que nos faz refletir se devemos fazer esta dívida.
São sempre as melhores opções?
Acredito que não, pois a melhor seria fazer uma reserva financeira e comprá-lo à vista. Esta sim seria a melhor opção ao meu modo de ver.
Porém muitas vezes temos que ver o que cabe no nosso bolso, queremos adquirir algo, pagando parcelas pequenas que não pese tanto no orçamento mensal, ver o valor que podemos tirar do nosso salário naquele momento,