INTRODUÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
O mundo dos negócios depende necessariamente de organizações e do intercâmbio entre elas. E vivemos em uma sociedade institucionalizada e composta de organizações. Uma sociedade de organizações. Todas as atividades relacionadas com a produção de bens (produtos) ou prestação de serviços, (atividades especializadas) são planejadas, coordenadas, dirigidas, executadas e controladas pelas organizações.
As organizações são entidades complexa-. Constituídas de pessoas e de recursos não-humano (como recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos etc.).
Mas a vida das pessoas depende das organizações, e estas dependem da atividade e do trabalho das pessoas
A Administração nada mais é do que a condução racional das atividades dentro de uma organização, seja lucrativa ou não
A Administração trata basicamente de: PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO CONTROLE
A Administração é imprescindível para a:
Existência
Sobrevivência ORGANIZAÇÃO
Sucesso
A palavra Administração vem do Latim :
Ad direção
Minister subordinação/ obediência
Significa originalmente aquele que realiza funções sob o comando de outro, isto é, aquele que presta serviço a outro;
Houve uma profunda transformação neste significado, pois a Administração deixou de ser apenas supervisão, passando hoje para status de base para outras ciências que rodeia o ser humano
Hoje a principal tarefa da Administração é interpretar os objetivos das organizações e transformá-los em ação, por meio de Planejamento, organização, controle e direção com o objetivo de:
Em cada organização, o administrador efetua: DIAGNÓSTICOS DE SITUAÇÕES DEFINE ESTRATÉGIAS DIMENSIONA OS RECURSOS PLANEJA SUA APLICAÇÃO UTILIZA DA TECNOLOGIA A DISPOSIÇÃO APLICA COMPETÊNCIAS
RESOLVE PROBLEMAS GERA INOVAÇÕES E COMPETITIVIDADE
Um administrador pode ser bem sucedido em uma organização, mais