Análise crítica de equipe e espírito de equipe
Existem muitas formas de classificar as equipes, só que primeiro vamos saber o significado de equipe, para assim definirmos o que uma equipe precisa para ser eficaz em suas relações sociais.
Equipe é formada por pessoas que se consideram como integrantes de uma determinada unidade, que se relacionam de uma maneira significativa e que comungam das mesmas disposições e valores, possuindo uma identidade coletiva compartilhada.
As características básicas para uma equipe ser eficaz:
- Equipes funcionais: estas são formadas por indivíduos que trabalham juntos, diariamente, em um conjunto de tarefas interdependentes. As vantagens de trabalhar com essas equipes funcionais é um ajudando o outro, trabalham sempre unidos, é a segunda casa.
- Equipes resolutoras de problemas: se concentram em problemas específicos em suas áreas de responsabilidade, sempre desenvolvemos soluções potenciais e geralmente detém poder para operarem dentro de limites previamente definidos. As vantagens dessa equipe é que sempre vão solucionar os conflitos do dia- dia de uma empresa, nunca individual mais sim em equipe pré- definida em reuniões marcadas para discutir o problema, e nunca afetando outros departamentos.
-Equipes CROSS – funcionais: Tais equipes procuram agregar membros com conhecimento muito diversos, pertencentes a diferentes especialidades para lidar com problemas que cortam ou se estende através das linhas departamentais ou funcionais. As vantagens é que essas equipes são eficazes no que fazem, por terem foco, rapidez e se adaptam rápido para atender os clientes e atender as normas da organização. São projetos e resultados com excelência também podendo trabalhar até isolados na sua área dependendo do seu projeto.
- Equipes auto-gerenciais: consistem normalmente de empregados que devem trabalhar junto, diariamente, para fabricar um produto inteiro ou prestar um serviço. Essas equipes é semelhante a primeira equipe que nós