Análise critica
O consumismo é uma forte característica do capitalismo e da sociedade moderna rotulada como a “sociedade de consumo”.
Na primeira reportagem escolhida que tem como o tema: Papa culpa consumismo e excesso de trabalho pela desestrutura da família extraída do jornal on line Folha.com traz a tona as consequências ruins desse consumismo exacerbado e de como as pessoas estão perdendo seus valores nessa corrida maluca do “ter” cada vez mais, contribuindo assim para desagregar a família e a comunidade e ensinando a difundir um estilo de vida totalmente individualista.
Já a segunda reportagem intitulada de Aprendizado para toda a vida, foi retirada do jornal on line Correio Braziliense e fala dos desafios que os pais enfrentam para educar a criança já na infância para o consumismo sadio. Na verdade, os pais são desafiados quando ensinam os filhos que o essencial é ser o que é, já que as crianças estão sendo bombardeadas pelo consumismo de todos os lados.
A reportagem também esclarece de que quando os pais são consumistas, tem grande possibilidade de ter um filho também consumista. Se o pai é econômico, planeja e investe naquilo que é fundamental, consegue passar esses valores para o filho.
Como sabemos a criança de hoje é o consumidor de amanhã. Se a criança pede algo sem identificar o objeto, ela quer saber se os pais a amam quer se assegurar deste amor através de coisas materiais. E atrás de satisfazer esse consumismo, os pais cada vez mais trabalham e trabalham perdendo a noção do que o nome “família” realmente significa deixando-a de lado e até mesmo não participando nem da vida escolar dos filhos.
A socialização primária na família ocorre no processo de interação da criança com os pais que são para ela os primeiros outros significativos. A socialização secundária ocorre no processo de interação da criança com a sociedade, socialização esta que, geralmente, tem seu início na escola. Sendo os pais os primeiros outros significativos para a