Estado
Ao acordar, já estamos nos relacionando com outros. O café que ingerimos foi colhido por um, torrado por outro, adquirido pelo intermediário, até chegar à nossa mesa. Nesta, do mesmo modo, temos o pão, o açúcar, ... Enfim, o desenvolvimento da humanidade cada vez mais mostra que para nosso próprio bem-estar precisamos interagir com outras pessoas.
Numa sala de aula temos exemplo da intensa troca de informações e relações entre colegas e entre estes e os professores.
Hoje já se torna inconcebível imaginar uma pessoa sobrevivendo sem que se relacione com outra.
O homem e a sociedade
Desta necessidade de interação dos homens entre si surge o conceito de sociedade.
O vocábulo sociedade tem os seguintes significados:
"Reunião ou estado dos homens que vivem sob leis comuns; reunião de animais que vivem em estado gregário; corpo social; associação; agremiação; parceria; freqüência habitual de pessoas; casa em que se reúnem os membros de qualquer agremiação; grupo ou agregado social submetido às mesmas leis e cujas instituições fundamentais são determinadas por padrões comuns; todo corpo social constituído de grupos secundários diversos; camada social; societariado." (Dicionário Escolar da Língua Portuguesa - M.E.C.).
AURÉLIO: Sociedade (do latim societate): 1. agrupamento de seres que vivem em estado gregário. 2. Conjunto de pessoas que vivem em certa faixa de tempo e de espaço, seguindo normas comuns, e que são unidas pelo sentimento de consciência do grupo. Corpo social. 3. Grupo de indivíduos que vivem por vontade própria sob normas comuns. Comunidade. ..................................10. (Jurídico): Contrato consensual pelo qual duas ou mais pessoas se obrigam a reunir esforços ou recursos para a consecução de um fim comum. 11. (Sociológico): Corpo orgânico estruturado em todos os níveis da vida