Análise critica sobre a economia brasileira e os seus estrangulamentos mais graves
Apesar de ser classificada como uma das maiores do mundo, a economia brasileira ainda enfrenta muitas dificuldades no seu desenvolvimento, dificuldades estas chamadas genericamente de Custo Brasil. O Custo Brasil engloba todos os problemas estruturais, burocráticos, políticos e econômicos que encarecem os investimentos no país e comprometem a competitividade e eficiência da industria nacional frente as internacionais.
Dentre essas dificuldades pode se destacar, por exemplo, o complexo sistema tributário brasileiro, que fere o princípio da não-cumulatividade, já que está presente em todas as fases da produção, desde a extração da matéria-prima, passando pela confecção, transporte, até a revenda, o que encarece o produto e faz com que ele perca competitividade no mercado externo. Tais impostos reduzem a atividade econômica, aumentam a inflação e até o desemprego, obrigando o cidadão brasileiro a trabalhar pelo menos 145 dias do ano somente para pagá-los.
Em relação a questão dos juros, é notório o equívoco do governo quanto as altas taxas praticadas em nosso país, contribuindo para inibir o desenvolvimento econômico e consequentemente impedindo a criação e o desenvolvimento de pequenas e médias empresas, já que não conseguem obtetr crédito barato para o seu crescimento, além de reduzir o consumo.
A infraestrutura também é um empecilho para tal desenvolvimento, pois esse elemento que deveria possibilitar a produção de bens e serviços da economia, se encontra em precário estado no Brasil quando se trata dos seus principais ramos, transporte, telecomunicações e energia elétrica. Para suprir esse déficit o governo e empresas privadas devem investir nesse campo que é tão importante para o desenvolvimento do país.
Outro ponto onde o sistema econômico e político brasileiro deixa a desejar é no campo da burocracia, que apresenta no nosso país um longo histórico de normas e