CITOLOGIA
Citologia é o estudo das células. Nela estudamos sua anatomia (conjuntos de organelas), conteúdos orgânicos (proteínas, lipídios, ácidos nucleicos, citoesqueleto, sais minerais e água) e sobre como tudo isso funciona em um sistema vivo.
Células:
É a unidade estrutural básica da constituição dos seres vivos, exceto dos vírus. Ela pode ser procarionte (com núcleo, sem a carioteca e sem organelas, sendo uma célula bem primitiva, ex: bactérias) ou eucarionte (com o núcleo revestido pela carioteca e apresentam organelas, ex: animais e vegetais).
Um conjunto de células forma tecido, um conjunto de tecidos formam um órgão, um conjunto de órgãos forma o sistema, um conjunto de sistemas formam um organismo, um conjunto de organismos formam uma população, um conjunto de populações formam uma comunidade, um conjunto de comunidades formam um ecossistema (Ou seja: a célula é a unidade formativa e seus conjuntos vão se organizando em conjuntos de maior complexidade, com determinadas especializações).
Algumas células sofrem um processo de especialização, fazendo com que ela faça um tipo de “trabalho” especial. Um exemplo são os neurônios, que atuam no sistema nervoso.
Vale ressaltar que:
A base do funcionamento dos organismos são as reações químicas. Tais reações promovem transformações de tal maneira que umas substâncias se transformem em outras com composição molecular diferente. Basicamente existem três grupos de substâncias químicas que participam dessas reações químicas: as que servem de fonte de energia (carboidratos e gorduras) e de matéria para a constituição da sua própria estrutura (proteínas).
As células “quebram” moléculas orgânicas (como o açúcar), transferindo a energia contida em grandes moléculas, de muitas ligações químicas em moléculas mais simples (ATP) que por armazenarem menores quantidades de energia, facilmente liberada, são utilizados para fornecer energia em reações químicas que necessitam dessa energia.
A energia luminosa é