quimicos importantes
Joseph Louis Proust nasceu no dia 26 de setembro de 1754, em Angers, França.
Começou a aprender química com seu pai, que era farmacêutico. Foi farmacêutico-chefe do hospital Salpêtrièr em Paris, enquanto interessava-se pelos problemas ligados à construção de balões ascensionais. Pronunciou conferências no Palais Royal.
Esteve na Espanha, onde ensinou química na academia de artilharia de Segóvia e em Salamanca. Por influência de Carlos IV, em 1808, teve que voltar para a França. Em 1816 foi eleito para a Academia de Ciências da França, voltando para Angers. Enquanto trabalhava no Salpêtrière, publicou trabalhos sobre a urina, o ácido fosfórico e o alúminio. Em 1784, juntamente com Pilâitre de Rozier, participou de uma ascensão em aeróstato. Durante o tempo em que esteve na Espanha estudou os minerais espanhóis.
Em 1806 enunciou a Lei das Proporções Definidas, uma das bases do atomismo químico, e que recebe seu nome. Em 1808 John Dalton formula a lei, mas é o trabalho de Proust que fornece as provas que a fazem ser aceita.
Em Madrid Proust descobre um processo de extração de açúcar da uva.
Durante o bloqueio continental, Napoleão I convida Proust para fundar uma fábrica de açúcar de acordo com o processo que inventou. Proust porém, recusa o convite.
Foi um dos fundadores da análise química, conseguindo estabelecer a constância da composição dos compostos, na época em que predominavam as idéias de ação das massas. O prestígio de Berthellot estava em seu favor, pois este admitiu que a composição das diferentes substâncias dependia da concentração dos reagentes usados na sua obtenção.
Em 1799, através de ensaios analíticos realizados em seu laboratório, Proust provou a constância da composição do carbonato de cobre. Provou que os dois óxidos de estanho e os dois óxidos de sulfuretos de ferro eram compostos diferentes. Comprovou a não existência de substâncias com composição intermédia.
Suas experiências comprovaram que os