Análise cpc 12
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS
DANTE SALDANHA KEPLER CORRÊA
A RELEVÂNCIA DO AJUSTE A VALOR PRESENTE PARA ATIVOS E PASSIVOS
DE CURTO E LONGO PRAZO
PORTO ALEGRE-RS
2011
DANTE SALDANHA KEPLER CORRÊA
A RELEVÂNCIA DO AJUSTE A VALOR PRESENTE PARA ATIVOS E PASSIVOS
DE CURTO E LONGO PRAZO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE
CURSO
APRESENTADO
EM
CUMPRIMENTO ÀS EXIGÊNCIAS DO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E
ATUARIAIS PARA A OBTENÇÃO DO
DIPLOMA DE GRADUAÇÃO.
Orientador: Paulo Schmidt
PORTO ALEGRE-RS
2011
2
RESUMO
As Normas internacionais de contabilidade emitidas pelo IASB – International
Accounting Standards Board (Comitê de Normas Internacionais de Contabilidade) – são reconhecidas mundialmente por serem normas de alto nível. Com a entrada da lei 11.638/07 iniciou-se o processo de convergência das normas contábeis brasileiras com as normas internacionais. O CPC (Comitê de Pronunciamentos
Contábeis) foi o órgão brasileiro criado com a finalidade de ser o responsável pela emissão de normas que estivessem em convergência com as normas internacionais.
O Pronunciamento Nº 12 do CPC (CPC 12) foi emitida como propósito de normatizar a prática do Ajuste a Valor Presente, o qual é tema central do presente artigo. A partir disto surge o questionamento de como as empresas estão lidando com tais mudanças em relação ao registro e reconhecimento do valor presente de ativos e passivos e se as novas exigências sobre o assunto estão sendo seguidas. Após análise realizada constatou-se que as empresas ainda estão em processo de adaptação às novas normas de contabilidade e que se faz necessária a capacitação e envolvimento dos profissionais da Contabilidade para que as possam ser aplicadas corretamente e possam dar continuidade ao processo de convergência aos padrões internacionais. Palavras-chave:
Ajuste a Valor Presente - Fluxo de Caixa - Convergência