Análise Comparativa
vs
Índice
I. Objetivo
O objetivo deste trabalho é comparar os resultados econômicos das empresas BRF e JBS, ambas do segmento alimentíco, de capital aberto na BM&F Bovespa. Neste trabalho o acionista ou futuro investidor poderá analisar o comportamento das duas empresas durante os anos de 2011 e 2012, afim de decidir em qual dessas empresas deve investir.
Atrávés do balanço patrimonial, da demostração de resultado e da demostração de fluxo de caixa, o acionista será capaz de saber quanto cada empresa obtive de lucro ou prejuizo no final de cada exercicio, quanto elas investiram e quanto de caixa a empresa gerou Além disso esse trabalho mostra a comparação dos principais indices que irá ajudar o acionista em sua tomada de decisão, tais como: indices de liquidez, alavancagem, Ebitda entre outros.
II. Histórico das Empresas
Uma das maiores produtoras de alimentos resfriados e congelados de proteínas do mundo, a BRF nasceu da união das empresas Perdigão e Sadia, cuja fusão foi anunciada em 2009 e concluída em 2012, com o cumprimento do Termo de Compromisso de Desempenho (TCD) acordado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômico (Cade). A Companhia atua nos segmentos de carnes (aves, suínos e bovinos), alimentos processados de carnes, lácteos, margarinas, massas, pizzas e vegetais congelados, com marcas consagradas como Sadia, Perdigão, Batavo, Elegê, Qualy, Chester, Perdix, Paty, entre outras. Possui mais de 3 mil produtos em seu portfólio, sendo 450 inovações lançadas em 2012.
Empresa de capital aberto há 32 anos, integra desde 2006 o Novo Mercado da BM&FBovespa e tem o seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável reconhecido ao fazer parte, há oito anos, da carteira do índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa e, a partir de 2013, da carteira de Emerging Markets do Dow Jones Sustainability Index.
Companhia de controle difuso, também tem papéis negociados na Bolsa