análise arquitetônica da obra Casa em Ubatuba
O objetivo deste trabalho é realizar uma análise arquitetônica da obra Casa em Ubatuba, tomando como ponto de partida os conhecimentos adquiridos nas aulas de Teoria e Estética da Arquitetura 1 e da leitura de obras de Elvan Silva, Carlos Antônio Leite e Brandão, Coelho Netto, entre outros.
A obra a ser analisada teve seu projeto iniciado em 2005 e sua construção foi concluída em 2009. O projeto de arquitetura é da SPBR Arquitetos- Ângelo Bucci, o projeto de paisagismo de Raul Pereira e o projeto estrutural de Ibsen Puleo Uvo.
Para se analisar uma obra, é necessário saber o que se está procurando, saber para onde se deve dirigir a atenção. Quais elementos de observação são realmente relevantes para se conhecer uma obra com maior profundidade?
Para esse propósito foi elaborado um diagrama de análise baseado em trabalhos de diversos autores com diversas abordagens que se propõem a analisar a obra arquitetônica, com o fim de poder observá-la dentro de uma perspectiva mais ampla.
A criação desse diagrama buscou integrar elementos norteadores, princípios analíticos que estabelecessem o que deveria ser abordado, definido e mensurado, revelando os caminhos a serem percorridos para a compreensão da obra.
Desta forma, para a investigação do fato arquitetônico, o diagrama representou por forças principais que atuam na arquitetura o trinômio: Lugar, programa e cultura. É de fundamental importância a compreensão destas forças e de suas resultantes, para que se possa entender a obra e suas relações de dinâmicas social e da natureza.
A partir dos elementos que compõem este trinômio e das suas relações entre si chegamos a outros três elementos de análise: Materiais, técnica e uso. Estes por sua vez, relacionam-se com aqueles e nos fornecem mais três elementos: Estruturas, vistas e geometria/forma.
A análise da Casa em Ubatuba foi subsidiada por registros técnicos, registros fotográficos, croquis da planta baixa e pela construção de um modelo virtual da casa