ANÁLISE AMBIENTAL NO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO
Resumo
O presente estudo visa demonstrar a análise de práticas ambientais realizadas dentro de um consultório odontológico bem como as ações de conscientização do meio ambiente adotado na empresa e o destino dos resíduos utilizados nos procedimentos de atendimento ao paciente. Este trabalho também tem como objetivo a elaboração de sugestões ambientais as atividades realizadas no consultório e relacioná-las com as atividades administrativas da organização, servindo com uma importante ferramenta para associar ações sustentáveis com a gestão da empresa, além de ser uma fonte de debates sobre o tema proposto ou de referências para trabalhos futuros.
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Ambiental; Sustentabilidade, Consultório.
1. INTRODUÇÃO
As atividades de gestão ambiental vêm exigindo das organizações que os serviços e produtos ofertados estejam de acordo não só com normas que regulam o mercado, mas também com a tendência global atual de preservar o meio ambiente e garantir um desenvolvimento da sociedade sustentável. Sendo assim, a gestão ambiental dentro das empresas vem ganhando cada vez mais importância para o mundo dos negócios e cada vez mais relevância para seus gestores.
Segundo Donaire, esta visão é o resultado de uma mudança de enfoque que está ocorrendo no pensamento da sociedade e mudando sua ênfase do econômico para o Social, valorizando aspectos sociais que incluem distribuição mais justa de renda, qualidade de vida e etc. Seguindo a mesma linha de raciocínio, Andrade entende que o gerenciamento ecológico envolve a passagem do pensamento mecanicista para o pensamento sistêmico.
Donari também menciona que a conscientização social refere-se à capacidade de uma organização de responder às expectativas e pressões da sociedade. Enquanto Silva alerta que se os gerentes estão voltados para tomar decisões acerta do futuro, eles precisam especificar o que saber sobre o tal futuro para enfrentar os impactos e