Análise alimentar por via seca
DATA: _______/________/________
PROBLEMA
A que serão devidas as cores observadas durante um espetáculo de fogo-de-artifício?
Será que sais da mesma cor dão cor idêntica a uma chama?
INTRODUÇÃO TEÓRICA
De acordo com o que aprendeu, os átomos excitados de um dado elemento emitem, ao desexcitar, radiações características desse elemento dando origem aos respectivos espetros de emissão de riscas.
Algumas das técnicas usadas em análise espectral, requerem que os átomos da amostra a analisar sejam previamente excitados, processo que pode ser feito por:
Elevação da temperatura numa chama (análise da chama).
Descarga eléctrica através de uma amostra gasosa, rarefeita, do elemento em estudo.
As radiações emitidas após excitação são analisadas, através de um espetroscópio e comparadas com os espectros de referência dos diferentes elementos.
O espetroscópio, como a palavra indica, é um equipamento que permite visualizar espectros de uma fonte de luz, quando se olha através da fenda; no caso de ter uma escala, alinha-se o espetro com essa escala.
A análise por via seca é um dos métodos usados em análise qualitativa. A amostra a analisar está no estado sólido. De entre os testes mais vulgares, estão os testes ou ensaios de chama, utilizados na identificação de elementos, nomeadamente metais, constituintes de sais. É um processo baseia-se no facto de, quando os sais são sujeitos a elevadas temperaturas, os catiões metálicos que os constituem passam a estados excitados, emitindo posteriormente radiações de cores características, sob a forma de uma chama colorida.
A emissão de radiações por átomos ou iões excitados explica fenómenos conhecidos de todos nós, como as diferentes colorações dos fogos de artifício ou as auroras boreais.
A cor da chama é característica do elemento e permite uma identificação prévia, principalmente de