A Discuss O Sobre A Fome Recorrente Na Bibliografia Sobre A Regi O Nordeste
6025 palavras
25 páginas
A discussão sobre a fome é recorrente na bibliografia sobre a região Nordeste. Dentre estudos mais clássicos sobre o tema destacamos a obra de Josué de Castro (1946), “Geografia da Fome”, dedicada à compreensão da fome como um fenômeno universal em termos geográficos e resultante das distorções econômicas notadas. Referindo-se ao caso Brasileiro, descortina análise na qual o fenômeno é vislumbrado verticalmente, de um lado, denotando quadro coletivo no qual grandes massas humanas são atingidas de forma endêmica ou epidêmica e, de outro, tratando da fome total à fome oculta (parcial), fenômeno mais frequente e que implica na morte lenta de grupos de indivíduos pela falta de nutrientes essenciais em sua alimentação. De forma corajosa apresenta a fome como uma criação do homem e não como um fenômeno natural. Um dos verdadeiros tabus de nossa civilização. Para Castro (1946), o Brasil constiui um verdadeiro laboratório de investigação sobre o tema em foco, posto contar, em seu território vasto, com diferentes categorias de climas tropicais, variados tipos de organização da economia.
1 Texto publicado na revista Hérodote, n. 131 (4º trimestre 2008), com o título « Les mutations du (...)
2Com vistas a desenvolver estudo sobre este tema na contemporaneidade, apresentamos abordagem a ilustrar estudo deste fenômeno na Região Nordeste, cujos traços naturais, culturais e da organização do território são mais ou menos semelhantes. Tal texto1 resulta de demanda gerada após intervenção em disciplina sobre o tema da produção de alimentos na Université de Paris IV - Sorbonne.
3Com a evidenciação, ainda marcante na França, de quadro imagético associado à realidade socio espacial caracteristica do Nordeste dos anos 1940, estudada com propriedade por Castro, apresentamos proposta capaz de apreender as mutações atuais, condição sine qua non à inserção da região na economia mundo.
4Trabalhamos na construção de texto capaz de vislumbrar lógica de constituição do imaginário social