Dia Mundial da Água
Este tipo de projeto tem como finalidade fazer com que o aluno do ensino médio desenvolva seu raciocínio a partir de situações cotidianas, como a visita a um parque de diversões, envolvendo não só a disciplina de Química, mas também Artes, Biologia, Matemática e Português. O trabalho interdisciplinar visa o entendimento global do mundo em que vivemos, aproximando o aluno cada vez mais da realidade em que vive. Serão trabalhadas atividades que sugerem o desenvolvimento cognitivo para determinados conteúdos propostos, sempre visando o desenvolvimento da curiosidade e o gosto de aprender.
1- Objetivos Gerais: Promover o conhecimento unindo o lazer ao aprender, desenvolvendo a capacidade de questionamento e de investigação, fazendo-os interessar-se pelas realidades de sua região e do mundo, enfrentando com confiança situações novas.
1.1- Objetivos Específicos/Química: Tratar das propriedades das substâncias e questões ambientais (a importância da reciclagem de lixo, o problema da água e saneamento básico, principalmente) de uma forma construtiva, desenvolvendo assim, nos alunos, a percepção do valor da ciência como construção humana, fazendo-os utilizar elementos e conhecimentos científicos e tecnológicos para diagnosticar questões sociais e ambientais, reconhecendo o sentido histórico da ciência e da tecnologia.
2- Público Alvo: Alunos do Ensino Médio, EE Ana Rita Godinho Pousa – Campinas/SP
3- Disciplinas: Química, Matemática, Artes, Biologia e Língua Portuguesa
4- Recursos Didáticos:
Visita ao parque de diversões (no caso o escolhido foi o HOPI HARI*)
Sala de Informática com acesso à INTERNET
Biblioteca (Jornais regionais, livros e revistas)
Laboratório de Química
* HOPI HARI – Este parque possui trabalho monitorado em diversas áreas, inclusive Química, Matemática, Artes, Biologia e Língua Portuguesa, tratando a questão da coleta seletiva de lixo e o processo de reciclagem de materiais e tratamento