Pontos da Poluição da Água
Em nosso planeta cerca de 70% da superfície é coberta por água em estado líquido. Do total desse volume, 97% aproximadamente, estão nos oceanos, em estado líquido.
A água potável que pode ser consumida sem nem um dano à saúde está escassa na Terra. Isso se deve ao fato que, ao longo dos anos, esse bem tão importante e necessário para todo ser vivente, vem sendo ameaçada pela poluição.
Nos dias de hoje a poluição da água é questão a ser tratada de uma forma global. Segundo pesquisas esta é a maior causadora de mortes e doenças pelo mundo inteiro e que seja responsável pela morte de cerca de 14.000 pessoas por dia.
A água é considerada poluída quando está impregnada de contaminação conhecidos como antropogênicos, não podendo assim ser utilizada para nenhum tipo de consumo humano ou em tratamento de animais, como água potável ou para banho, ou então quando sofre uma grande perda de capacidade de sustento de comunidades bióticas (capacidade de abrigar peixes, por exemplo). Alguns fenômenos naturais, como erupções vulcânicas, algas marinhas, tempestades e terremotos são causa de uma alteração da qualidade da água disponível e em sua condição no ecossistema.
Existem três principais formas de contaminação da água, a forma química, a física e a biológica. A forma química altera a composição da água e como ela reage, a forma física, ao contrário da química, esta não reage com a água, porém afeta de uma forma negativa a vida do ecossistema local e a forma biológica, que é basicamente a introdução de organismos ou micro-organismos estranhos no ecossistema, ou então no aumento que danifica algum determinado organismo ou micro-organismo já existente.
Existem vários tipos de poluição da água, a maior delas está nos centros urbanos. A falta de saneamento básico é um grande problema e contribui para que grande parte do esgoto das casas e das indústrias seja jogado nos rios e córregos. Muitas das estações de tratamento de esgoto descartam o lixo produzido