poluiçao
A poluição pode causar alterações das características ou das propriedades de um dos elementos que formam o próprio meio ambiente. A poluição pode ser resultado da introdução de substancias natural, porem estranhas a determinados ecossistema.
Os principais responsáveis por esse tipo de poluição são os lançamentos de efluentes industriais, agrícolas, comerciais e esgotos domésticos, além de resíduos sólidos diversos. Isso compromete a qualidade das águas superficiais e subterrâneas, afetando a saúde de espécies animais e vegetais em vários pontos do planeta.
Os países subdesenvolvidos enfrentam muitos problemas de saneamento, o que acaba oferecendo riscos à saúde da população. A água contaminada contém microorganismos geradores de doenças como a febre tifóide, diarréia, vermes, ascaridíase, entre muitas enfermidades fatais. Devido às más condições de vida, os países subdesenvolvidos não contam com acesso fácil a tratamento de água, e a maioria das doenças é transmitida através da água reciclada, devido à péssima qualidade da filtragem. Mesmo a contaminação da água do mar leva a problemas como dor de ouvido, erupções cutâneas, respiração inadequada, infecções no estômago e vômitos. Além disso, o consumo de água contaminada resulta em efeitos adversos sobre os órgãos do corpo, provocando sérios danos ao coração e aos rins.
A qualidade dos ecossistemas aquáticos tem sido alterada em diferentes escalas nas últimas décadas. Fator este, desencadeado pela complexidade dos usos múltiplos da água pelo homem, os quais acarretaram em degradação ambiental significativa e diminuição considerável na disponibilidade de água de qualidade, produzindo inúmeros problemas ao seu aproveitamento.
. A água pode ter sua qualidade afetada pelas mais diversas atividades