Análise acerca da organização e a articulação da Rede Sócio Assistencial do Município de Duque de Caxias:
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PÓS GARDUAÇÃO EM POLÍTICAS SOCIAIS
Análise acerca da organização e a articulação da Rede Sócio Assistencial do Município de Duque de Caxias: Uma reflexão sobre à população residente neste município, levando em consideração as múltiplas expressões da Questão Social que a população é exposta.
Linha de Pesquisa: Assistência Social, Cultura Política, Questão Social e Política Social.
Autoria:
Daniel Albuquerque Rocha
Rio de janeiro, dezembro de 2014.
RESUMO:
Nesse artigo um estudo, que permita empreender uma análise a forma de como se expressa a organização e a articulação da Rede Sócio Assistencial do Município de Duque de Caxias, buscando dimensionar os processos de atenção à população residente neste município, levando em consideração as múltiplas expressões da Questão Social que a população é exposta.
O município de Duque de Caxias, localizado na baixada fluminense do Estado do Rio de Janeiro, tem a segunda maior arrecadação do Estado (IBGE 2013). Sendo rodeada pelo contraste social de um polo petroquímico que gera riquezas que não contribuem de forma efetiva na melhoria da qualidade pela redução dos processos de desigualdade social que atingem contingente significativo dos moradores dos diferentes territórios. Segundo Brotto:
Assim, a contradição entre essas “duas Caxias”, uma pobre, e outra rica, tem como síntese a compreensão de que o modelo de desenvolvimento do município está pautado na predominância do fiscal sobre o social, conforme demonstrado pelo fato de que, em 2011, os investimentos em assistência social representaram apenas 0,11% do PIB municipal. Isso explica porque, de um lado, Duque de Caxias ostenta a posição de segundo maior PIB estadual, e décimo quinto do país lado, apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,753, inferior à média de